Revela a história que a Ordem do Templo passou por muitas dificuldades e dissidências. Por conseqüência, hoje em dia há muitas organizações de gêneros diferentes que afirmam ser as “Autênticas Ordens do Templo”. Porém, confirmamos que a “Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani (OSMTH) é uma verdadeira Ordem Eclesiástica de Cavaleiros Templários, afiliada e nascida de sua Ordem Templária Mãe, com sede na cidade do Porto, em Portugal. Identificada pelo uso da mesma cruz de “barra dupla”, bem como pelo antigo lema da Ordem. A OSMTH é uma Ordem de Cavaleiros do Templo, não sendo, portanto, uma Ordem Maçônica e nem a ela é conectada, a não ser historicamente, como qualquer das Organizações Templárias dentro da Maçonaria. Muitos conteúdos sobre os templários foram altamente romantizados por vários historiadores e escritores ao longo dos séculos. Atribui-se aos Cavaleiros Templários a posse de segredos enigmáticos, e acredita-se que isso é devido à longa natureza histórica da Ordem e à sua considerável exposição às filosofias religiosas orientais encontradas no Oriente Médio. Nem a OSMTH nem sua Ordem Mãe, na Europa, afirmam estar de posse de quaisquer segredos enigmáticos ou poderes de qualquer tipo. Não há absolutamente nada oculto sobre a OSMTH. As cerimônias de posse da Ordem (As concessões do título de Cavalaria) são religiosas, geralmente abertas a qualquer um que deseje vê-las. As cerimônias são em grande parte baseadas naquelas dos Templários antigos.

A OSMTH também não tem nenhuma associação com organizações “Templárias”, originalmente sediadas na Espanha, se intitulando “A Aliança Federada Internacional”. Exemplos semelhantes da separação da Ordem Internacional ocorreram com grupos menores na Europa e na Grã-Bretanha. A maior parte da liderança de todas estas outras organizações Templárias foi originalmente admitida na Ordem pelo Grão-Mestre Europeu, mas elas escolheram se dividir na dissidência, por suas próprias razões, e formar suas próprias “Ordens Templárias”. É opinião geral nos círculos de Cavalaria que estas Ordens quebraram sua linhagem histórica e, desta forma, são consideradas como Templários ilegítimos e “Auto-intitulados”.

Os membros da OSMTH recebem o título de Cavaleiro (ou Dama) Templário(a) da maior autoridade templária mundial, sediada no Porto, em Portugal. Estes títulos de Cavaleiro (ou Dama) Templário(a) são concedidos pela mais prestigiada das Ordens Cavalheirescas Eclesiásticas vindas do período histórico das Cruzadas. O título de Cavaleiro é altamente seletivo e geralmente é concedido pelas seguintes razões: 1) Reconhecimento e honra a uma pessoa por seus traços cristãos e de caridade, filantropia e melhora da humanidade; 2) Fornecimento de uma estrutura sem fins lucrativos, por meio da qual um Cavaleiro ou Dama possa canalizar estes esforços; e 3) Fornecer um caminho religioso adicional aos membros para que possam se alinhar com a estrutura monástica interna leiga, caso queiram. Além disso, a Ordem do Templo fornece também um caminho único através do qual uma pessoa pode apreciar uma parte da história, peculiar aos seus interesses.

No aspecto moderno busca-se resgatar os valores morais, éticos e de uma cidadania virtuosa. Alem de outros importantes valores humanos que hoje estão muito depreciados, tais como a palavra, que antigamente era como um título de crédito, o comportamento, exemplos de bons atos, a cultura, e tudo mais que agrega valor ao ser humano. Os membros da Ordem Templária devem priorizar o seu desenvolvimento e cultura pessoal através da experiência acumulada de seus estudos. Respeito a todas a religiões e credos. Apoio a entidades filantrópicas, de assistência aos necessitados e àquelas de âmbito cultural. Para atender aos seus objetivos, a Ordem distribui monografias, boletins, revistas e experiências variadas aos seus membros.