Os propósitos da Ordem dos Cavaleiros Templários são revestidos de nobreza com a capa branca da virtude. Busca-se ter uma sociedade de Cavaleiros Templários no âmbito da comunidade brasileira com o mesmo padrão de nobreza e com o espírito tradicional e universal da secular Ordem dos Cavaleiros Templários. Nunca se poupou e não se pouparão esforços para um eficiente programa de ajuda mútua para desenvolver e melhorar o padrão de vida dos seus membros

O estudo será priorizado buscando a excelência de padrão e de conteúdo educacional e cultural como bases principais da satisfação humana. Também devemos sempre propiciar todas as orientações para que os membros saibam conduzir suas vidas, proporcionando uma vida familiar saudável e próspera. Porém, nada se consegue facilmente, com um simples estalar dos dedos, como se fosse mágica. Nada se forma e se mantém, a não ser pelo conhecimento. Na estrutura humana, devemos a evolução rápida do conhecimento aos fundadores do Iluminismo, René Descartes (1596-1650), Pierre Gassendi (1592-1655), Isaac Newton (1642-1727) e Robert Boyle (1627-1691). Antes de Newton, prevaleciam as idéias de Aristóteles, adotadas pela Igreja, e tivemos um período de trevas que durou muitos séculos. Felizmente, a partir do Iluminismo as mentes se abriram e tivemos um extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, tivemos maior possibilidade de controle de doenças, as epidemias em especial, a indústria e a agricultura se mecanizaram e a produção de alimentos aumentou. Com tudo isto, a esperança de vida teve um grande aumento. Hoje, o ser humano tem expectativa de vida que já supera os 80 anos.

Monstrengo enviado para punir o povo de Tebas, por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto, chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido. Pois bem, a vida moderna para muitos também é um enigma à espera do seu Édipo para digerir toda esta gama de conhecimento e tecnologia em favor do ser humano, e não contra ele. Esta é a nossa humilde proposta, mesmo porque nossa missão é sermos, pelo Espírito do Secular Templário, o Édipo possível portador de soluções a todos os problemas que visem ao bem comum.

Portanto, nossos Propósitos confundem-se com a nossa Missão

– Respeitar e cuidar da comunidade da vida

– Respeitar a Terra e a Vida em toda a sua diversidade

– Contribuir para que todas as sociedade sejam democráticas,
justas, participativas e pacíficas

– Procurar assegurar acesso universal à educação,
assistência à saúde e às oportunidades econômicas

– Procurar defender, sem discriminação, os direitos universais
das pessoas, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde
corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção
aos direitos dos povos indígenas e das minorias

– Contribuir para fortalecer as instituições democráticas em todos
os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no
exercício do governo e amplo acesso à justiça

– Integrar, na educação Templária e na aprendizagem
ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades
necessáriis para um modo de vida dentro do espírito Templário.